ERSE: preço médio semanal dos combustíveis sobe até 3%

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 3% na gasolina e 2,6% no gasóleo.

Segundo o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, divulgado esta terça-feira pela ERSE para a semana de 2 a 8 de Janeiro, o preço eficiente (preço médio semanal) antes de impostos é de 0,841 euros por litro para a gasolina simples 95, e de 1,012 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, os preços de ambos os combustíveis fixam-se nos 1,681 euros por litro, de acordo com o relatório divulgado pela agência Lusa.

Segundo a ERSE, o preço médio semanal aumentou 3% face à semana anterior no caso da gasolina, e 2,6% para o gasóleo.

Em conta está a variação semanal das cotações internacionais da gasolina simples 95 (+4,8%) e do gasóleo simples (+2,7%), a actualização do sobrecusto relativo à incorporação de biocombustíveis da gasolina simples 95 (+1%) e do gasóleo simples (+2,8%), e à actualização do valor relativo ao imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) da gasolina simples 95 (+3,2%) e do gasóleo simples em (+7,6%).

"Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,1 cêntimos/litro acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina simples 95, e 4,5 cêntimos/litro, no caso do gasóleo simples", lê-se no relatório.

Em termos percentuais, a gasolina simples 95 foi anunciada nos pórticos 1,8% acima do Preço Eficiente, e o gasóleo simples 2,7% acima.

Ainda em relação à semana anterior, a ERSE refere que, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina simples 95 apresentou um desvio de -1,5% face ao Preço Eficiente, e o gasóleo simples de -2,1%".

O regulador indica que, em termos absolutos, "estas estimativas situam-se, para a gasolina simples 95, em -2,5 cêntimos/litro, e para o gasóleo simples, em -3,3 cêntimos/litro, abaixo dos respectivos Preços Eficientes".

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque